segunda-feira, 11 de junho de 2012

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO

Memória... Poder... História... Direito... As promessas da modernidade, aliadas à crença no progresso científico da razão iluminista do século XVIII, não resistiram às duas grandes guerras (1914-1919/1939-1945) do século XX.
As degradações humanas, consequencias da segunda guerra mundial, mormente aquelas advindas com a experiência dos campos de concentração, nos deixa em aberto a pergunta sobre quais os limites e responsabilidades da ação humana.
Há realmente um humano mal por natureza? Há um padrão de normalidade a ser seguido? A pergunta emblemática “É isto um homem?”, feita por Primo Levi, pode ser refletida a partir do filme “O menino do pijama listrado”. Numa narrativa a partir do quotidiano, o filme demonstra a manipulação da realidade, com a criação de uma distopia, em oposição à inocência e a pureza de uma criança que insiste em desafiar a “verdade” dos adultos.


Os campos de concentração, como indústrias (tecnológicas) de extermínio, liquidam as possibilidades de existência do homem (prisioneiro) desfigurando-o num processo de desumanização.


Assistam o trailer e confiram o filme.




Nenhum comentário:

Postar um comentário